sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fuja de um incêndio em um túnel inclinado

No caso de um incêndio em um túnel, o melhor a fazer é descer

No dia 20/11/2000, 159 esportistas de esqui morreram em um incêndio sucedido de uma explosão de um trem na estação de esqui na Áustria, chamado "trem funicular de Kitzsteinhorn". Este partia de 900m de altitude de uma montanha ao topo de outra, através de um túnel de 3.200m de extensão.
No entanto, 12 pessoas sobreviveram. De que forma?

Se um trem pega fogo na parte mais baixa de um trem em um plano inclinado, o primeiro pensamento que surge é subir, evitando o fogo. No entanto, o que salvou essas 12 pessoas do incêndio no funicular é a estratégia de quebrar as janelas e descer túnel abaixo, enfrentando o fogo mas simultaneamente, evitando a fumaça.

O que realmente mata em caso de incêndio é ficar exposto à fumaça, que possui altas doses de gases nocivos ao corpo, carregados de gás carbônico. Esta fumaça se eleva, sempre buscando subir cada vez mais. Assim, devido ao formato com saídas iniciais e finais somente, o túnel se torna uma espécie de chaminé.
E é por esse motivo, que aprendemos com os bombeiros que em caso de incêndio, o melhor é se engatinhar até encontrar a saída mais próxima, ao invés de correr desesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário