quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A medusa Turritopsis Nutricula - bicho imortal

Nem Wolverine, nem Claire Bennet. Imortal é uma medusa.



A primeira vez que soube da existência desta meduza, foi numa edição da Super Interessante, na matéria da capa de fev/2010. Mas há quem diga que nem houve vontade de comprar a revista, por não acreditar na reportagem. Quando pesquisei na Internet, vi que essa medusa é bem mais antiga, que é muito provável que exista há muito tempo, e nem Noé soube da existência dela, descoberta em 2008

A Turritopsis Nutricula é uma meduza capaz de se regenerar, não como o rabo da lagartixa, ou a metade de uma minhoca. E sim, se regenerar o corpo inteiro do "ponto quase zero", como se fosse um embrião.
Sua vida funciona assim: nasce, cresce, se reproduz... opa! Não se reproduz não! Ela simplesmente retorna à sua forma da puberdade, como se voltasse a ser um "bebê".
Esta medusinha é muito pequena, medindo poucos cinco milímetros e semi transparente, mas ela, pelo jeito, tem grandes poderes: suas células se transformam em outras células, completamente novas.

A Ciência a estuda para conhecer melhor seu organismo, para que seja possível conhecer o DNA da Turritopsis Nutricula, e transferir seus "conhecimentos" para o restante de qualquer vida do planeta.

É claro que o humano não conseguirá fazer com que seja possível "criar" a imortalidade, já que Deus determinou que nenhum homem viverá mais que 120 anos. Mas é possível conhecer seus segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário