Desenhar pode te mostrar quem você realmente é!
Um dos testes de personalidade mais famosos que existem na atualidade, o Teste Wartegg é utilizado em diversas áreas de recrutamento e seleção, de recursos humanos, na psicologia e nas áreas técnicas.
Um dos testes de personalidade mais famosos que existem na atualidade, o Teste Wartegg é utilizado em diversas áreas de recrutamento e seleção, de recursos humanos, na psicologia e nas áreas técnicas.
Consiste em uma folha de papel dividida em 8, cujo cada parte do papel há um tipo de início de desenho. Cabe ao "entrevistado" terminar cada um dos desenhos com a primeira imagem que lhe vier à cabeça, sem a preocupação artística, pois ninguém quer testar se sua personalidade se encaixa com a de Pablo Picasso ou Van Gogh.
O que realmente interessa para o entrevistador é saber quais são as funções básicas de sua personalidade, envolvendo até mesmo seu estado de espírito, especialmente porque não há um tema específico para o teste a ser colocado.
Em cada um dos espaços, existe uma área a ser explorada pelo cérebro (é necessário que o entrevistado escreva qual foi a ordem que fez cada um dos desenhos), estruturadas pelas funções básica: emoção, imaginação, dinamismo, contato com a realidade, entre outros (fonte: Catho Online).
Desenho 1: o ego, eu, auto-estima
Desenho 2: fantasias, afetividade
Desenho 3: ambição, metas, objetivos
Desenho 4: angústia, e como lida com conflitos
Desenho 5: energia vital, transposição de obstáculos
Desenho 6: criatividade
Desenho 7: sensibilidade
Desenho 8: sociabilidade
Se realmente esse teste funciona, eu não sei. Mas achei interessante cada um desses tópicos, já que é possível haver uma relação entre o seu sentimento e seu estado de espirito.
Observem um tipo de exemplo, no vídeo abaixo:
Se essa palhaçada detectasse agressividade, não se veria tanta briga de trânsito...pq esse é o primeiro teste que se faz no Detran. Ele pode até provar que vc não é débil mental, mas nada além disso.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, não é preciso fazer um teste sobre agressividade para saber que todos nós possuímos tendências agressivas. Não cabe ao Detran criar um laudo específico a respeito do grau de agressividade de todos os indivíduos que por lá passam. Para isso, seria necessário um acompanhamento maior, sessões, tempo, algo que nos falta. Como saber exatamente o que cada indivíduo é capaz de fazer mediante determinadas situações ? Se pararmos para pensar apenas um segundo, fica bem claro que seria bem difícil de fazer o que sua pessoa diz.O teste é apenas mais um mecanismo que nos possibilita construir hipóteses porém, é mais do que óbvio que tais hipóteses serão averiguadas no decorrer do processo, junto à outros mecanismos, testes, conversas,etc. É óbvio que o teste por si só, distante da história de vida, nada significa. Achei um tanto esnobe sua definição, espero não estar agindo da mesma maneira. Leia um pouco a respeito, estude um pouco mais e quem sabe um dia você possa entender que existem muitas coisas das quais ainda desconhecemos. Assim, não nos cabe julgar e muito menos menosprezar e caso o faça, saiba que muitas vezes pode estar se passando por ignorante.
ExcluirAtenciosamente.